WhatsApp Business + o Kommo
Se está começando sua jornada com o WhatsApp Business, esse artigo será super útil para você entender tudo sobre as soluções do WhatsApp para negócios. 🤓
Neste artigo do blog, vamos te contar sobre os diferentes tipos de contas do WhatsApp, seus recursos e preços, como funciona o whatsapp business, segredos do whatsapp business api,,. 💰 Também vamos explicar como é possível usar WhatsApp Business + o Kommo para gerar leads, aumentar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes.
- O que é WhatsApp Business?
- Tipos de conta do WhatsApp Business
- Por que escolher a Kommo como seu provedor (BSP) de WhatsApp?
- Conectando sua conta do WhatsApp Business a Kommo
- Leve seu negócio para o próximo nível com o WhatsApp Business na Kommo
- 🚀 Use o WhatsApp Business na Kommo e melhore seu relacionamento com clientes
O que é WhatsApp Business?
É comum que donos de negócios se perguntem o que é o WhatsApp Business. Ele é um conjunto de soluções de mensagens desenvolvido para ajudar empresas a se comunicarem com seus clientes pelo WhatsApp.
💡Você sabia? O WhatsApp Business surgiu em 2018 como um aplicativo diferente do seu original, pois a empresa percebeu que negócios de todo o mundo estavam usando o aplicativo pessoal para se comunicar com clientes.
O WhatsApp Business oferece uma infinidade de recursos adaptados às necessidades das empresas, incluindo a possibilidade de criar um perfil comercial, automatizar mensagens e configurar respostas rápidas. 💬
Mais de 175 milhões de pessoas enviam mensagens diariamente para uma conta do WhatsApp Business; por isso, a plataforma se tornou uma escolha muito popular para empresas de todos os tamanhos se conectarem com clientes.
Tipos de conta do WhatsApp Business
É claro que você pode estar se perguntando WhatsApp Business, como funciona. Se você tem uma empresa e deseja usar o WhatsApp para se comunicar com clientes, há duas opções:
- Aplicativo do WhatsApp Business
- Plataforma WhatsApp Business
Cada conta do WhatsApp Business possui recursos exclusivos e foi projetada para atender a necessidades comerciais específicas. Confira a diferença entre elas na imagem abaixo:
1. Aplicativo WhatsApp Business
O primeiro tipo de conta, o aplicativo do WhatsApp para empresas, é um app de mensagens gratuito para pequenas empresas interagirem com os clientes. Ele oferece uma gama de recursos adaptados especificamente às necessidades de empresas de pequeno porte.
O aplicativo WhatsApp Business é uma ferramenta excelente para:
- Atrair novos clientes;
- Gerenciar relacionamentos com clientes;
- Aumentar vendas;
- Negócios em crescimento.
Atrair novos clientes com o aplicativo WhatsApp Business
Com sua interface amigável, o aplicativo WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para gerar leads pelo WhatsApp.
Mesmo sem um grande orçamento de marketing, você pode usar pontos de entrada gratuitos do WhatsApp. São eles:
- QR codes
- Links curtos
- Botões de ações
Criar um link do WhatsApp ou QR code é simples e pode ser feito diretamente no aplicativo WhatsApp Business. Você também pode criar em nosso gerador gratuito.
👉 Gerador gratuito de links para WhatsApp
👉 Gerador gratuito de QR code para WhatsApp
Para aqueles que têm um orçamento mais robusto de marketing, existem formas a mais de gerar tráfego e reconhecimento orgânico, como por exemplo:
- Impulsionamento de postagem– Transforme uma postagem do Facebook em anúncio para direcionar o tráfego direto ao seu WhatsApp.
- Usar anúncios com CTAs (call to action) – Utilize o botão de “Enviar mensagem” no Facebook para incentivar o contato direto.
- Usar anúncios de clique para o WhatsApp -Vincule anúncios do Facebook e Instagram ao seu perfil do WhatsApp para facilitar a interação.
Com a atualização mais recente do WhatsApp, você pode criar anúncios que redirecionam o usuário para um chat do WhatsApp, sem precisar sair do aplicativo WhatsApp Business.
Super útil, não é?
Você também pode personalizar esses anúncios adicionando imagens e descrições, e definindo um orçamento específico, a duração e o público-alvo.🎯
E a melhor parte é que qualquer conversa iniciada a partir de anúncios de clique para o WhatsApp é grátis por 72 horas.
Melhore o relacionamento com os clientes usando o aplicativo WhatsApp Business
À medida que você começa a promover seus produtos ou serviços, os leads provavelmente começarão a aparecer no seu aplicativo WhatsApp para empresas. e Para te auxiliar nesse processo, o app oferece uma série de recursos interessantes.
❇️ Etiquetas
Para gerenciar o fluxo de leads do WhatsApp de forma eficaz, você pode começar com as etiquetas, que organizam suas mensagens para facilitar sua navegação entre elas. É possível definir para elas nomes e cores diferentes para agrupar mensagens específicas ou conversas inteiras.
❇️ Mensagem de saudação
Quando um cliente potencial inicia uma conversa com sua empresa, o WhatsApp enviará automaticamente uma mensagem de saudação. Você pode personalizar ela de acordo com as necessidades do seu negócio ou deixá-la como algo mais geral. Por exemplo,”Ei! Agradecemos seu contato. Como podemos te ajudar hoje?”.
❇️ Mensagem de ausência
Por outro lado, uma mensagem de ausência notifica seus clientes de que você está ausente ou indisponível. Dessa forma, quem contatar seu negócio não vai se sentir negligenciado, e então aguardará pela sua resposta com mais paciência.
❇️ Respostas rápidas
Para agilizar as coisas, o WhatsApp Business App também permite criar até 50 respostas rápidas. Essas mensagens podem, inclusive, incluir imagens e vídeos.
Aumentar as vendas com o aplicativo WhatsApp Business
O app WhatsApp Business facilita para os clientes navegarem entre seus produtos ou serviços e então fazerem compras. Abaixo estão alguns recursos que podem contribuir para aumentar suas vendas:
- Lista de transmissão
- Catálogo e links de catálogo
- Carrinho
- Pagamentos pelo WhatsApp
Agora, vamos abordar cada um deles.
📢 Lista de transmissão
A lista de transmissão do Whatsapp permite enviar mensagens privadas para vários contatos de uma vez, por meio do aplicativo Whatsapp Business. Assim, é possível criar listas de contatos de clientes e enviar a mesma mensagem para todos eles com apenas um clique.
Este é um recurso útil se você quer:
- Fazer anúncios;
- Enviar promoções;
- Fornecer atualizações sobre produtos.
📢 Lembre-se: Ao contrário da API do WhatsApp, que permite o envio de transmissões para até 10.000 usuários por vez, com o WhatsApp Business App você pode enviar mensagens para até 256 usuários por vez.
🛍️ Catálogo
Você também pode mostrar seus produtos e serviços criando um Catálogo de produtos no perfil da sua empresa.
Para cada novo item em seu catálogo, você pode adicionar:
- Imagem do item;
- Nome do item;
- Preço;
- Descrição;
- Link do site;
- Código do produto.
E você pode ocultar esse item do seu catálogo se ele ficar temporariamente indisponível, para que seus clientes não o vejam.
🗒️ Observação: Você pode adicionar até 500 itens ao seu Catálogo do WhatsApp.
E a melhor parte é que seu catálogo pode ser facilmente compartilhado por você em suas plataformas de mídia social, bem como por seus clientes. Além disso, os clientes podem compartilhar links de catálogos 🔗 para enviar mensagens diretamente a você sobre um produto ou serviço.
🛒 Carrinho
Depois que seu cliente selecionar seus produtos ou serviços, ele poderá adicioná-los ao carrinho.
Quando estiverem prontos para finalizar a compra, eles podem enviar os itens selecionados para o chat da sua empresa como uma mensagem. Isso pode acelerar o processo de compra e permite que seus clientes façam pedidos de vários itens ao mesmo tempo.
💳 Pagamento por WhatsApp
Finalmente, com o Pagamento pelo WhatsApp, você pode enviar e receber dinheiro sem sair do aplicativo WhatsApp Business. Com essa funcionalidade, fazer transações fica tão fácil quanto conversar no WhatsApp. 💸
Como o recurso é novo, o WhatsApp só introduziu a possibilidade de pagamento via chat no Brasil.
Pagamentos no WhatsApp são gratuitos para consumidores, mas contam com a taxa de 3,99% por transação para empresas.
Expanda seu negócio com o WhatsApp Business
Além de impulsionar as vendas, o aplicativo do WhatsApp para empresas oferece vários recursos que podem ajudar empresas a melhorar a visibilidade da sua marca e aprimorar seus recursos de mensagens.
- Perfil comercial do WhatsApp
- Diretório de empresas do WhatsApp
- WhatsApp Premium
Com a página de Perfil comercial do WhatsApp, seus clientes podem encontrar facilmente todas as informações importantes sobre sua empresa em um só lugar.
Os clientes podem ver o nome e o tipo da sua empresa, bem como a descrição e o horário de funcionamento. Além disso, você pode adicionar seu e-mail comercial e/ou site, assim como conectar sua página comercial do Facebook e/ou sua conta comercial do Instagram.
Você também pode exibir o perfil da sua empresa no diretório de empresas do WhatsApp Business para que clientes em potencial descubram seu negócio de maneira rápida e fácil. 🔍
Lembre-se: atualmente este recurso está disponível apenas no Brasil, Colômbia, Indonésia, México e Reino Unido.
À medida que sua empresa cresce, você vai perceber que precisa de ferramentas mais robustas para gerenciar sua comunicação com os clientes. 👨💻 A API do WhatsApp Business talvez seja muito avançada para suas necessidades, mas você pode atualizar para o WhatsApp Business Premium, um serviço pago que é extensão para o aplicativo WhatsApp Business.
Com o WhatsApp Premium, é possível acessar recursos avançados, como por exemplo:
- Página da Web do WhatsApp para mostrar seu negócio online;
- Suporte multiagente para até 10 dispositivos (em comparação com os 4 dispositivos suportados pelo aplicativo WhatsApp Business normal);
- Link personalizado do WhatsApp que você pode alterar a cada 90 dias.
Isso significa que é possível gerenciar as conversas com os clientes em vários dispositivos e fornecer um melhor atendimento.
Para aproveitar esses recursos, você pode optar por uma assinatura mensal do WhatsApp Business Premium. 👑 Embora os detalhes de preços ainda não tenham sido divulgados, esse recurso opcional é uma ótima maneira de levar sua comunicação empresarial para o próximo nível.
Configurando sua conta comercial do WhatsApp
Criar uma conta comercial do WhatsApp é muito simples. Basta baixar WhatsApp Business no site da Apple App Store ou na Google Play Store.
Você também pode migrar facilmente sua conta do WhatsApp Messenger para sua nova conta do WhatsApp para empresas, incluindo todo o seu histórico de chats e mídia.
Para configurar o aplicativo WhatsApp Business, siga os passos a seguir:
- Primeiro, como explicamos, faça o Whatsapp Business download;
- Verifique seu número de telefone para esta conta;
- Adicione o nome da sua empresa;
- Toque em Configurações para criar seu perfil comercial.
Para mais detalhes, leia o nosso artigo sobre como criar conta WhatsApp Business.
WhatsApp Business Web
Se você deseja usar o WhatsApp no seu computador em vez do smartphone, o WhatsApp Business Web é a solução perfeita. Isso pode ser muito útil para proprietários de pequenas empresas que desejam responder rapidamente aos clientes em uma tela maior.
Com o WhatsApp Web Business, você pode conectar até 4 dispositivos adicionais ao seu telefone. E você nem precisa manter seu celular online depois que os dispositivos estiverem vinculados. Para usá-lo, basta baixar WhatsApp Business para PC.
Por outro lado, se você está interessado no web WhatsApp Business, você também pode usar a integração gratuita do WhatsApp Lite. Se você busca uma boa opção de WhatsApp Business para PC, essa pode ser a escolha ideal, pois essa integração permite que você use a conta do WhatsApp Business diretamente no Kommo no seu desktop.
Com o WhatsApp Lite, você conta com acesso a vários recursos de automação, incluindo chatbot de IA, funil de vendas e perfil de lead.
Além disso, é possível conectar até 50 números de telefone a 1 conta Kommo
Mas se você é um usuário avançado do WhatsApp e deseja transmitir e enviar grandes quantidades de mensagens, use a plataforma WhatsApp Business para evitar o bloqueio de sua conta!
2. Plataforma do WhatsApp Business
A API do WhatsApp Business, conhecida como WhatsApp Business Platform, é uma versão avançada do aplicativo WhatsApp Business desenvolvida para empresas maiores com necessidades de comunicação mais complexas.
Ele vem com uma variedade de recursos avançados, incluindo modelos de mensagens, chatbots, automação e análises.
A API do WhatsApp Business não tem uma interface front-end. Isso significa que é necessário uma equipe de desenvolvedores ou um provedor, como um CRM, para fazer a integração e operação.
Além disso, a plataforma WhatsApp Business vem com um premium que depende de:
- Seu provedor de soluções de negócios;
- A região em que você opera;
- O número de conversas que você gerencia.
Confira a seguir as vantagens e desvantagens:
APIs da plataforma WhatsApp Business
A plataforma WhatsApp Business possui três tipos de API:
- API de Nuvem – hospedada nos servidores em nuvem do Meta.
- API Local – hospedada no provedor ou em seu próprio servidor
- API de Gerenciamento – também hospedada em um provedor ou em seu próprio servidor
Ao contrário da API WhatsApp Nuvem ou API Local, a API de Gerenciamento tem funcionalidade limitada, permitindo que você gerencie as configurações e ativos da sua conta comercial do WhatsApp como modelos de mensagens, números de telefone, e obtenha atualizações de status de qualidade. 📥
Confira abaixo as diferenças de cada API para definir qual é a idal para o seu negócio.
Meta for Developers: implementando a API do WhatsApp Business
Independente da API do WhatsApp que você escolher, configurá-la requer conhecimento técnico. Por exemplo, é necessário realizar chamadas de API para enviar e receber mensagens e criar endpoints de webhook para receber notificações de mensagens.
Isso implica alternar entre a plataforma de desenvolvedor do Meta, seu servidor webhook e o aplicativo WhatsApp para teste.
Assista ao vídeo abaixo para ter uma ideia de como seus desenvolvedores podem começar a usar a API do WhatsApp Nuvem e como integrá-la. (Sem desenvolvedores na equipe, isso pode ser bastante difícil e complicado. 😬)
Obtendo a API do WhatsApp Business sem desenvolvedores
Mesmo se você não tem uma equipe de desenvolvedores em sua empresa, ainda há uma saída. Um provedor de soluções como a Kommo é a opção mais fácil e rápida para você utilizar a API do WhatsApp.
Quem pode se inscrever no WhatsApp Business API
Aqui está o que você precisa para obter sua conta WhatsApp Business API:
- Negócio oficial
- Site comercial;
- E-mail Comercial;
- Novo número de telefone;
- Conta do Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Conta comercial do WhatsApp.
🗒️ Observação: Seu número de telefone não deve estar registrado em nenhuma conta do WhatsApp. Se ele já estava conectado a uma conta do WhatsApp, você deve desativar esta conta e excluí-la permanentemente.
Há três tipos de contas da API do WhatsApp:
- Conta normal do WhatsApp não verificada;
- Conta WhatsApp regularmente verificada;
- Conta oficial do WhatsApp.
Depois de criar sua conta, você pode começar a enviar mensagens a clientes imediatamente. No entanto, por padrão, sua conta terá um status não verificado, o que significa que você pode ter algumas limitações de mensagens. 🛑✋
O processo de verificação pode levar até 3 dias. Além disso, ele exige que você apresente documentos complementares.
Grandes e conhecidas empresas se qualificam para contas oficiais do WhatsApp Business. Você deve, primeiro, verificar sua conta comercial existente para solicitar uma conta oficial. ✅
Preços do WhatsApp Business
Embora o aplicativo do WhatsApp para empresas seja gratuito, a plataforma WhatsApp Business cobra com base em uma conversa de 24 horas. As tarifas dependem da categoria de conversa que você usa para conversar com seus clientes.
Essas categorias incluem:
- Marketing;
- Utilitário (Utility);
- Autenticação (Authentication);
- Serviço.
As três primeiras categorias são as conversas iniciadas pelos negócios que normalmente custam mais e exigem um modelo pré-aprovado.
As conversas de serviço, por outro lado, são conversas iniciadas pelo usuário, nesse caso normalmente é possível usar mensagens de formato livre para responder aos seus clientes. 💬
O Meta fornece a cada conta comercial do WhatsApp até 1.000 conversas de serviço gratuitas por mês.🔥
Além disso, o Meta oferece conversas gratuitas para clientes que iniciam o contato ao enviar uma mensagem por meio de um anúncio de clique para o WhatsAppou por um botão de chamada para ação – CTA (Call to Action) na página do Facebook da empresa. Essas conversas permanecem gratuitas por 72 horas, uma ótima vantagem. 💪
No entanto, se você estiver usando um provedor, é importante estar ciente de possíveis cobranças adicionais. Por exemplo, a Kommo aplica uma taxa de US$ 0,002 por mensagem enviada ou recebida.
Obtenha uma estimativa de suas taxas mensais de mensagens com nossa calculadora de preços do WhatsApp.
Por que escolher a Kommo como seu provedor (BSP) de WhatsApp?
Como mencionamos, se você não tem desenvolvedores em sua equipe, mas gostaria de usar a API do WhatsApp, é possível fazer isso integrando sua conta do WhatsApp Business a um CRM.
A Kommo trabalha há anos na automatização do marketing e vendas do WhatsApp. A plataforma é perfeita para vendas por mensagens.
Parceiro de Negócios do Meta com selo oficial
Não é nenhuma surpresa que a Kommo seja um parceiro oficial do Meta Business. A plataforma oferece suporte à maioria dos mensageiros e outras ferramentas de comunicação, incluindo e-mail e telefone.
A parceria da Kommo com o Meta oferece os melhores serviços possíveis e entrega excelentes resultados na comunicação com os clientes via WhatsApp.
Descubra mais em Diretório de parceiros de negócios do Meta.
Atribuição de conversas do WhatsApp para o agente mais qualificado
Sempre que um cliente em potencial envia uma mensagem para você, dependendo da pergunta, você pode encaminhar essa mensagem para o representante de vendas certo.
Vários agentes do WhatsApp
A Kommo vem com um recurso multi-agente do Whatsapp que permite atribuir vários representantes de atendimento ao cliente para lidar com as mensagens no WhatsApp. Isso ajuda a distribuir a carga e garantir respostas úteis. ⏳
Os agentes podem trabalhar simultaneamente para responder aos clientes, com cada um vendo apenas as conversas que lhe foram atribuídas.
Modelos de mensagens do WhatsApp
Como você não pode iniciar uma conversa com seus clientes primeiro, a única maneira de iniciar uma conversa com alguém que não enviou nenhuma mensagem para você (ou alguém que não enviou mensagens nas últimas 24 horas) é usando os modelos de mensagens.
A Kommo oferece um criador de modelos de mensagens prático, com todas as categorias de modelos:
Chatbot do WhatsApp
A API Whatsapp Business oferece a capacidade de integrar chatbots de IA para automatizar e melhorar as respostas de atendimento ao cliente no Whatsapp.🤖 O chatbot da Kommo, conhecido como Salesbot, foi desenvolvido para entender as dúvidas dos clientes, enviar respostas automatizadas e orientar os clientes em tarefas e dúvidas comuns.
O Salesbot fornece respostas úteis em grande escala e 24 horas por dia, sem necessidade de monitoramento humano das mensagens do Whatsapp.
Graças ao Salesbot, sua empresa pode atender às solicitações simples dos clientes sem necessidade de intervenção de um colaborador.
Exemplo das solicitações que o Salesbot auxilia:
- Status do pedido;
- Informação do produto;
- Pagamentos;
- Perguntas frequentes.
Análise do WhatsApp
A API do WhatsApp Business fornece métricas para analisar mensagens e conversas que ocorrem na sua conta do WhatsApp Business. 📊 As análises incluem o número de mensagens enviadas e entregues e informações sobre custo e conversação dentro de um determinado período de cobrança.
Mensagens comerciais interativas do WhatsApp
A API do WhatsApp Business expande seus recursos quando se trata de conversar com seus clientes. Para envolver seus clientes e tornar o processo de comunicação mais interativo, a Plataforma WhatsApp Business oferece uma seleção de mensagens interativas, incluindo:
- Mensagens de lista;
- Mensagens com botões de resposta;
- Mensagens de produto único;
- Mensagens multiproduto;
- Mensagens de solicitação de localização.
Para saber mais, confira o guia do Meta sobre como enviar mensagens interativas.
Selo de verificado
Graças à plataforma WhatsApp Business, você também pode atualizar para o status de conta oficial do WhatsApp Business. Desbloquear esse status concede à sua empresa um selo verde de marca verificada ✅, orgulhosamente exibido ao lado do nome da sua empresa. Este selo oficializa a autenticidade da sua conta comercial e desempenha um papel importante na construção da confiança com os consumidores.
No entanto, apenas empresas bem estabelecidas podem solicitar o status de conta oficial do WhatsApp Business.
Lembre-se: você só pode solicitar o Selo de Verificado do WhatsApp se estiver usando um provedor de API do WhatsApp Business como a Kommo. Leia nosso artigo no blog e saiba mais.
Marcar mensagens do WhatsApp como lidas
Com a API do WhatsApp Business, você pode alterar o status de uma mensagem recebida para “lida”, fazendo com que seus clientes saibam que sua solicitação está sendo atendida, o que os deixa mais à vontade.
Conectando sua conta do WhatsApp Business a Kommo
Na Kommo, oferecemos duas soluções de ponta para iniciar sua jornada com o WhatsApp em nosso CRM:
- WhatsApp Lite gratuito
- API WhatsApp Business em versão Premium
1. Integração WhatsApp Lite
Nossa equipe desenvolveu o WhatsApp Lite, uma integração gratuita desenvolvida para pequenas empresas conectarem sua conta do WhatsApp Business na Kommo. Você pode fazer isso digitalizando um QR Code. 🤳 Com essa integração, sua equipe pode:
- Trabalhar em conjunto em uma única conta;
- Vincular vários números de telefone;
- Gerenciar leads em todo o processo de vendas;
- Acessar um chatbot para obter ajuda (disponível para plano Avançado ou superior).
Confira o vídeo abaixo para saber mais: